TERÇA ABERTA MAIO DE 2021 – 37ª EDIÇÃO


TERÇA ABERTA MAIO DE 2021 – 37ª EDIÇÃO

No segundo TERÇA ABERTA desse ano convidamos 3 artistas para compartilharem suas experiências artísticas e trajetórias de pesquisas: RODRIGO ALCÂNTARA, RAFA BARZAGLI E CAROLINA GASQUEZ.

As apresentações dos artistas e da artista aconteceram ao vivo, foram captadas no Kasulo Espaço de Cultura e Arte e transmitidas pelo Instagram da Cia. Fragmento de Dança. Em seguida, a transmissão da conversa com mediação de Vanessa Macedo e Janaína Leite se deu da mesma forma.

A sequência da noite foi:

D.U.C.A
Rodrigo Alcântara

Sinopse

O Diário de Um Certo Artista (DUCA), espetáculo idealizado e interpretado por Rodrigo Alcântara teve sua estreia em 2019 e estava em cartaz no Espaço Cultural Adebankê até o início da quarentena no ano de 2020 – se este trabalho já retratava os desafios do fazer artístico periferico antes, em meio a uma pandemia é que esses limites foram testados.

O que encontramos dentro de um diário? Relatos dos nossos dias, das nossas dores, das alegrias, os tombos e os acolhimentos, os caminhos e os encontros.

Este espetáculo é uma adaptação do Diário de Um Certo Artista num formato de encontro entre o antigo e o novo normal.

Ficha técnica

Direção Cênica: Anelise Mayumi – @anelise_mayumi

Produtora Cultural: Camila Silva – @_cadsilva

Assistente de Produção: Ellen Vitalino – @ellen_vitalino

Captação de vídeo: Fabiana de Freitas – @fabianadefreitas

Edição Teaser Oficial e Teaser com áudio descrição: Lygia Pereira – @pereiralygia

Edição Vídeo D.U.C.A temporada virtual: Kamilla Baes – @kamilla_baes

Legenda: Diana Rodrigues – @dmmor_

Assistência técnica DUCA temporada virtual: Jéssica Perobelli – @travesarte

Material Gráfico: Luiza Pessoa – @umalupessoa

Iluminador: Cic Morais – @cicmorais

Produção Operacional: Iô Costa – @io_costal

Áudio Descrição: Leonardo Stephens – @lsd.stephens

Intérprete de Libras: Rodrigo Antônio – @interprete_drigo

Trilha Sonora: Luiza Pessoa e Vito Velasso @umalupessoa @vitovelasso

Operação de Som: Karina Zichelle – @karinazichelle

Fotografia: Yasmin Santos e Arô Ribeiro – @y_a_y_a_s @aroribeiro

Minibio

Rodrigo Alcântara iniciou suas atividades artísticas na periferia da cidade de São Paulo através do Teatro Vocacional e Dança Vocacional. Bacharel em Design de Interiores pela FMU e Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro, Rodrigo atua enquanto trabalhador da área da cultura e colaborador das causas socioculturais. Filho do Espaço Cultural Adebankê onde estreou o espetáculo de dança  “D.U.C.A – Diário de um certo artista”, o artista pertencente à comunidade LGBTQIA+ se define em três adjetivos que são seus eixos de sobrevivência e resistência “Bixa, dançante e Periférica”.


RAXA

Carolina Gasquez

Sinopse
Este trabalho é um estudo sobre dinâmicas, fluxo e fluência de movimento e suas relações com o espaço a partir da sonoridade do break beat do Hip Hop Dance. 

Ficha técnica

Concepção e Dança: Carolina Gasquez 

Colaboração Artística: Sofia Cruz

Trilha Sonora: Carolina Gasquez e Le Bodeaux

Figurino: Mariana Gonçalves

Minibio
Carolina é artista da dança e arte-educadora. No início da graduação em Dança na Unicamp, foi bolsista do Programa PIBID-CAPES, onde iniciou sua trajetória de atuação como professora em escolas públicas. Realizou ainda estágios em instituições privadas em Campinas, como o Salão do Movimento, o Instituto Pavão Cultural e o Colégio Notre Dame. Durante esse período, também desenvolveu uma pesquisa acadêmica (PIBIC-CNPq) sobre as Danças Urbanas a partir do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), foi coreógrafa no coletivo de teatro AniMales (PROAC 03/2018), intérprete-criadora em diversos grupos universitários e profissionais de dança e coordenadora geral na organização do XX Festival do Instituto de Artes (FEIA). Descobrindo continuamente seu lugar como artista-educadora do corpo e pesquisadora da Presença, hoje procura meios próprios de criar e ensinar dança pelo seu desejo em socializar o acesso à educação do corpo.

Eco chegou na festa e trouxe a Breja
Rafa Barzagli

Sinopse

Ninfa, mulher, com o dom do diálogo, amaldiçoada por falar demais. Para todo o sempre, seria sua a última palavra… palavra… avra… … Dedico essa apresentação à Eco, que ao tentar sair da caverna, não foi ouvida pelo macho narcísico. Na onírica impossibilidade relacional, vaticinada por toda uma sorte de acontecimentos e ancestralidades. Eco é conclamada a participar, sob tons ebriamente dionisíacos, de um encontro utópico através do …presente, do passado expresso na vontade com T maiúsculo e uma ode a potência de cigarra. Entre a ditadura da imagem de Narciso e a do som de Eco, imperativo das telas e caixas de som, nos reconhecemos à distância por meio da festa de corpos dançantes. Em isolamento, quase desistindo, talvez consigamos ter instantes fugazes e potentes de felicidade, em uma (não)dança virtual. Viva a quem jogou a pedra hoje e acertou ontem!

Ficha técnica

Narciso: Rafa Barzagli

Eco: Maitê Molnar

Luz, pesquisa sonora e edição de som: Rafa Barzagli

Arte gráfica: Gabi de Bem

Trilha Sonora: Bolero – Ravel; Inner Sound – Jesse Galanger; Tabacaria – Álvaro de Campos (Fernando Pessoas) interpretado por Antônio Abujamra; Danse Macabre – Camille Saint-saën, interpretado por Kevin Macleod; Comportamento Geral – Gonzaguinha, interpretado por Elza Soares.

Minibio

Bacharel em dança pela UNICAMP, desde março de 2012. Atuou como Dançarino em cia’s independentes de Dança Contemporânea e Teatro. Desde o final de 2017 é coordenador do grupo de Dança do CCA/PROEXT da PUC-Campinas, onde também atua como corégrafo. Faz parte do Grupo MEANDROS, vinculado a extensão da FEF-UNICAMP. Aluno de mestrado em curso desde 2021 e pertencente ao grupo de pesquisa GPFEM/FEF-UNICAMP, desde abril de 2018.

CURADORIA E MEDIAÇÃO: Janaína Leite e Vanessa Macedo

PRODUÇÃO: AnaCris Medina e Cia Fragmento de Dança

“Esta atividade foi realizada com apoio da lei “Aldir Blanc”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s